A salada tecnológica do mundo celular

11/10/2010 21:45

Digital News

A salada tecnológica do mundo celular

 

Entenda as diferenças de software e de hardware que povoam o mundo dos smartphones

Terça-feira, 16 de fevereiro de 2010 às 02h23

No mundo dos PCs, existem basicamente 3 sistemas operacionais: as distribuições Linux, o MAC OS, e o onipresente Windows. Porém, no mundo celular, tudo é mais complicad temos o Symbian, o iPhone OS, o Windows Mobile, o WebOS, da Palm, o Android, do Google, o Blackberry, da RIM, sem contar outras tentativas de menor expressão da Samsung, com o Bada, e a própria Nokia, com o Maemo.

Mas, para entender essa multiplicidade, é preciso entender, também, as diferenças do ponto de vista do hardware. Atualmente, o mundo dos smartphones é dominado pela arquitetura ARM (criada por uma empresa inglesa de mesmo nome), usada, por exemplo nos processadores da Qualcomm e também da Samsung (presente, por exemplo, no iPad, da Apple). O problema é que todos os sistemas operacionais acima tiveram que ser desenhados para o padrão ARM. Só que o padrão ARM tem pouco a ver com o sistema de processamento dominante dos computadores, o X86.

Se você já está confuso, saiba que não está sozinho. O mundo está. E especialmente os programadores, que criam os softwares. Hoje em dia, tudo que é criado para a Internet precisa ser recriado para o mundo celular - o que gera um monte de problemas.

Há algum tempo, a Intel defende a ideia de levar o padrão X86 também para os smartphones, numa estratégia, é claro, de ampliar o espaço de sua própria opção tecnológica. Evidentemente, essa é uma estratégia que faz sentido, já que o mundo PC não precisaria se reiventar para chegar aos celulares. Mas, ela enfrenta adversários. Do ponto de vista dos negócios, os competidores não querem ver a Intel dominar também o mundo móvel, já que sua presença já é tão maciça no mundo dos computadores. Do ponto de vista da tecnologia propriamente dita, o desafio tem a ver com a duração das baterias - um obstáculo que a Intel parece estar superando, principalmente a partir da evolução da plataforma Atom.

Agora, Intel e Nokia anunciam uma cooperação para criar um sistema operacional único. Ninguém em Barcelona falou nada explicitamente sobre levar o padrão X86 para os aparelhos da Nokia - mas, que parece um caminho natural, isso parece.

Segundo os executivos das empresas, o MeeGo será compatível com o Symbian, o sistema usado pelos celulares da Nokia. Ou seja, ele já nasce apoiado no sistema operacional mais popular do mundo celular, já que a Nokia é o principal fabricante - mesmo no disputado segmento dos smartphones.

 

Fonte site olhardigital.oul.com.br