Novo Smartphone da Nokia N8

09/10/2010 20:22
Review Nokia N8

Aguardem a continuação...

Vocês devem estar se perguntando por que esse “primeira parte” no título deste post. Isso é por que irei fugir um pouco do que costumo fazer em minhas análises de produtos. Vou aqui comentar apenas o que consegui testar no Nokia N8 durante o evento Ovi Expeditions II. Foram testes de campo utilizando apenas os recursos de fotografia, filmagem, localização com o uso do GPS via Ovi Maps, transferência de dados através de Bluetooth, jogos, telas, respostas de toque, edição de vídeos e, claro, a saída HDMI.

Material
A Nokia inovou entre suas linhas de aparelhos e trouxe o alumínio como material externo. Isso já era feito pela Apple em seus notebooks e até no iPhone, mas dentre os aparelhos da Nokia é novidade. Assim conseguiram fazer um aparelho com laterais abauladas e de ótima empunhadura.

Aparência
Também tenho que reconhecer, o aparelho é bem mais bonito “pessoalmente” do que através de fotos. Tem um detalhe que mal se percebe nas imagens dele que estão na web, mesmo as que estão em alta resolução. Na parte interna ao redor dos botões e até mesmo da câmera há um certo brilho por causa do metal. No modelo cinza chumbo isso fica ainda mais evidente. Para mim, isso acabou ficando com um toque de classe.

Sistema
Ok, passado o primeiro contato visual, o que temos ao ligar o aparelho? A velha e já conhecida tela do Symbian. Alguns irão dizer que é “mais do mesmo”, que o sistema deveria ter uma nova cara. Sim, concordo e até acho que deveria, mas pelo menos ela ganhou vários dos recursos que estavam faltando. Temos para começar várias telas iniciais para que se possa inserir uma quantidade maior de widgets. É possível até configurar para que cada uma seja mais voltada para um perfil diferente. Ou seja, em uma ter widgets para trabalho e fundo mais sério, na outra widgets mais divertidos e como fundo aquela sua foto da viagem de férias com a família.

Menus, ícones, configurações, aplicativos… No geral temos o mesmo sistema, mas pelo pouco que puder ver está bem melhorado, parece que corrigiram as falhas presentes em aparelhos como o N97. Mas isso só terei mesmo certeza quando chegar o meu N8, só ai terei tempo para testar com calma e verificar o que mudou. Por enquanto só posso dizer que está mais rápido no processamento gráfico. As respostas ao toque tem um pequeno atraso, quase imperceptível, mas que não chega a atrapalhar em nada.

O momento em que se percebe mesmo o ganho de velocidade é na edição de imagens e vídeos. Mesmo com as fotos feitas com resolução máxima, foi muito fácil editá-las, não ocorreram engasgos ou travadas. Há, também ganhou um melhor gerenciamento de multitarefa. A transição de um aplicativo para outro recebeu um visual novo e fácil de utilizar.

Bluetooth
O N8 vem com Bluetooth 3.0 o que na prática quer dizer que transfere dados com velocidade maior. Só para se ter uma idéia do quão mais rápido isso significa: Bluetooth 2.0 transfere dados a uma velocidade de 2.1 MBits por segundo. Já o Bluetooth 3 tem uma taxa de velocidade de 24MBits por segundo. Nada mal heim!?

Câmera
É aqui que o aparelho ganhou seu melhor recurso. A câmera do N8 é a melhor que já pude testar em um smartphone. Chega a bater a qualidade de muita câmera dedicada. No final deste post tem algumas das fotos que produzimos durante a competição no último dia do Ovi Expeditions.

Aproveito para fazer uma crítica a um site internacional que sempre tive o maior respeito, mas que “pisou na bola”. Não vou citar o nome, mas basta fazer uma busca no Google para descobrirem a qual me refiro ou então clicar aqui. Acontece que, ao que parece, tentaram sabotar o N8 apresentando um comparativo de fotos entre este e o iPhone 4. Estas foram alteradas de forma a parecer que o iPhone tivesse uma qualidade superior.

Como dizem por ai, mentira tem perna curta e foi provado que as imagens estavam adulteradas. Vejam bem, não estou dizendo que o N8 é melhor ou pior do que o iPhone, ambos são ótimos aparelhos, mas em questão de fotografia não é possível compará-los pois seria injusto. Um tem uma câmera de 5MP, mas sem lente especial e flash comum, já o outro tem uma ótima lente de 12MP, lente Carl Zeiss e flash Xenon.

Saída HDMI
Outro ponto em que o N8 ganha detaque. A qualidade de transmissão de áudio e vídeo através da saída HDMI é de deixar qualquer um de queixo caído. Todos os que estavam presentes durante as apresentações e demonstrações do Ovi Expeditions deixavam bem claro o quão fascinados estavam com isso. A apresentação do trailer de Tron: Legacy feita pela equipe da Disney foi realmente impressionante. Eram dois telões grandes rodando o filme de forma rápida, sem nada de engasgo ou qualquer tipo de problema. O som era ensurdecedor. Parecia que estávamos em uma sala de cinema.

Só para lembrar, a Nokia passou o filme Prince of Persia na maior tela do mundo utilizando o N8 como player na demonstração deste recurso.

Ovi Maps
O aplicativo de navegação da Nokia ganhou alguns recursos novos, alguns retoques no visual e agora pode ser melhor utilizado já que o aparelho, enfim, vem com tela capacitiva. Coisa que estava fazendo falta nos modelos da Nokia. Isso permite que se faça movimento de pinça com o dedos para aumentar ou diminuir o zoom. Ficou muito bom, mas ainda fica atrás do iPhone neste quesito. Mas aí também não tem para onde correr, a Apple foi quem conseguiu produzir a melhor experiência em telas capacitivas.

Opa, voltando ao assunto Ovi Maps. Ele continua sendo o mesmo que já vimos anteriormente, ou seja, um ótimo aplicativo para navegação por satélites. Rápido, preciso e gratuito. Uma demonstração que nos fizeram durante a competição foi a melhor que já pude presenciar. Por quê? Simplesmente por que foi realizada em situação real. Ao entrarmos na van que iria nos levar ao parque do Ibirapuera, um N8 foi utilizado para guiar o caminho. O acoplaram a um suporte no vidro da van, ligaram ao sistema de viva voz e traçaram a rota. Dai foi só seguir as orientações do aplicativo.

Bom, por enquanto é isso, como disse antes, esta é a primeira parte do review do Nokia N8. Irei continuar após chegar o meu aparelho. Assim que estiver com ele em mãos e puder testar com mais calma continuo. Também irei rever o que postei aqui, pois como foi tudo muito rápido posso ter tido alguma impressão errada. Aguardem…

Fotografias
Conforme prometi acima, seguem algumas fotos que fizemos no parque do Ibirapuera com o Nokia N8. Elas estão da forma como foram feitas, sem qualquer tipo de edição, inclusive em seu tamanho natural (o que pode causar lentidão para baixá-las).

 

 

 

Fonte site npossibilidades.blog.br/w/


Crie um site gratuito Webnode